bola-alcotester

Os efeitos do álcool no nosso organismo

rapariga-alcoolizada

Apesar do álcool ser uma substância legalmente vendida a maiores de idade, este é uma droga psicoativa, ou seja, ele atua diretamente no cérebro e, por isso, causa problemas noutras estruturas do nosso corpo.

Como atua o álcool? ?

Entre 30 a 90 minutos, o álcool é absorvido pelo estômago para a corrente sanguínea e através do sangue, o etanol espalha-se para todo o corpo e atinge todas as nossas células.

Quando sentimos que ficamos mais desinibidos quando ingerimos álcool, não é mentira e tem uma explicação lógica. O primeiro efeito do álcool é um efeito excitante no cérebro que libera serotonina, um neurotransmissor associado à felicidade e à satisfação.

Em contrapartida, passando este primeiro momento agradável, o álcool começa a ter no cérebro o efeito inverso e começa a deprimir o sistema nervoso central porque aumenta as quantidades do neurotransmissor GABA que pode causar-nos perda de consciência.

O etanol em doses elevadas, tem um alto risco de envenenamento e algumas vezes quando isso acontece, pode provocar a morte por paragem cardiorrespiratória.

Os efeitos imediatos

  • Arrastar a fala, sono e alterações na visão e audição: estes são os primeiros efeitos que aumentam o risco de quedas e acidentes.
  • Dores de cabeça: este deve-se à ação do etanol no cérebro.
  • Náuseas e vómitos: o corpo tenta livrar-se do excesso de álcool para evitar que os efeitos escalem a pior.
  • Azia: o etanol aumenta a produção dos ácidos digestivos.
  • Diarreia: como o intestino é acidificado e a flora intestinal é altamente afetada, ter diarreia é muito comum.
  • Efeito diurético: o sistema de controle da retenção hídrica dos rins é inibido e, após o consumo de álcool, o corpo elimina muito líquido pela urina, o que pode levar à desidratação.

Efeitos a longo prazo

  • Cérebro: devido à danificação de todos os nervos e células nervosas, uma pessoa que consuma álcool de forma rotineira, sentirá alterações nas emoções e no humor, dificuldade em realizar movimentos com precisão, reflexos mais lentos, perda de equilíbrio e da coordenação motora e, até danos permanentes na memória.
  • Coração e sistema circulatório: com o consumo de álcool, este eleva os nossos batimentos cardíacos e aumenta a pressão arterial. O nosso coração fica ainda mais fraco e bombeia o sangue com mais dificuldade, podendo causar arritmias.
  • Sistema digestivo: como o álcool irrita constantemente a mucosa gástrica, isto pode levar ao aparecimento de úlceras e cancro no esófago, laringe e estômago.
  • Pode levar ainda à inflamação do pâncreas, ou seja, pancreatite, que aparece como uma consequência do consumo crónico de etanol. O fígado, por metabolizar esta droga é um órgão altamente afetado e pode desenvolver esteatose hepática que, por sua vez, pode evoluir para cirrose e cancro.

Assim como em tudo, o excesso é sempre prejudicial e o consumo não moderado de álcool é exemplo disso. O alcoolismo é uma doença e, por isso, deve ser tratado como tal.

Se precisar de ajuda contacte profissionais de saúde, como médicos ou psicólogos que o irão ajudar e auxiliar durante todo o processo de recuperação.

Beba com moderação! ?

Fonte: https://www.boaconsulta.com/blog/saiba-os-efeitos-do-alcool-no-organismo/#

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Visite o nosso Instagram!

bola-alcotester